A NÓS DO CROCHÊ é um Projeto Social sem fins lucrativos que vem trabalhando com mulheres da comunidade da Rocinha desde 2019.

 

Temos como objetivo agregar e unir mulheres dispostas a mudar as suas realidades.

 

Troca de saberes, experiências e vivências são pontos chaves para nosso compartilhamento que hora é ensinamento, hora se torna aprendizado. 

 

O crochê é o resultado final do processo de mútuo acolhimento, que envolve geração de renda, inclusão social, resgate da dignidade, valorização da mulher e do trabalho manual.

 

Oferecemos aulas de Crochê, atendimento psicológico e pediátrico em um espaço destinado não só aos cursos, mas também ao convívio social.

 

Com a venda da produção conseguimos monetizar este aprendizado, permitindo que estas mulheres, grande maioria chefes de família, mães de crianças especiais, ou simplesmente forças em busca de oportunidade, tenham uma renda de maneira prazerosa.

 

Trabalham dentro de suas casas ou aqui na Escola NÓS DO CROCHÊ, um espaço delas e para elas com todo amor e respeito.

 

Nossa maior conquista tem sido a criação de laços entre todas as mulheres que de alguma maneira se envolvem com a NÓS DO CROCHÊ

 

E são muitas! 

 

NÓS somos artesãs, voluntárias, professoras, compradoras, divulgadoras e apoiadoras em geral. 
Acreditamos fortemente na união de mundos e realidades diferentes. 

 

Todas NÓS temos muito a oferecer!

 

 

 

Nós do Crochê - Atividades Sócio-Culturais
 
2.jpg
 
3.jpg
 
10.jpg
 

 

 

Como tudo começou:

A Capacitação surgiu como um braço das idealizadoras do Grupo A.M.A.R. (Associação de Mães amigas da Rocinha) criado por Daniela Vignoli e Fabiana D` Angelo com intuito de arregimentar comida para as famílias mais necessitadas da comunidade Rocinha. 

A.M.A.R contava com mais de 100 mulheres doadoras de cestas básicas e eram mais de 150 famílias ajudadas mensalmente, mas ainda assim, sentíamos que podíamos oferecer mais. Não só comida, mas também um pouco de dignidade. Precisávamos dar a possibilidade delas próprias, mulheres de família, conseguirem comprar o próprio alimento. 

As aulas de crochê começaram 1 vez por semana em uma sala de aula no Ciep Ayrton Senna da Rocinha com coordenação de Daniela Vignoli e tendo como professoras principais Heloisa Cyrillo e Sonia Baeninger.

Dani é artista plástica e passava a maioria das suas tardes na Escola de artes visuais do Parque Laje e Helô, procuradora do município, dedicava-se à defesa das causas municipais. Se reconheceram rapidamente pelo fato de terem a mesma percepção da situação. Não adiantava ensinar um ofício para quem não tinha dinheiro para comprar matéria prima. Não adiantava produzir, se elas não saberiam como vender. Não adiantava vender para quem não tinha dinheiro para comprar.

Dani, Helô e suas alunas moravam no mesmo bairro, mas em mundos totalmente diferentes, apesar de fisicamente tão próximos.

Precisávamos unir estes universos, criar uma rede de apoio, pontes para possibilitar mais mulheres a compartilharem seus saberes.

As “brigas” de quem pagaria as próximas compras de insumos para as aulas, nos fez decidir que o melhor era unir forças e abraçar oficialmente aquilo que já estava predestinado.

Alugamos um espaço próprio para criação da nossa escola, onde oferecemos lanches, comemoramos aniversários, fazemos rodas de conversas e esquecemos os problemas lá fora. 

Nascia a NÓS DO CROCHÊ.

Mais de 70 alunas já passaram por aqui. Hoje contamos com 3 turmas com média de 40 alunas no total e trabalhamos apoiando e sendo apoiadas por mais de 50 crocheteiras espalhadas por todo Brasil.

Oferecemos atendimento psicológico, pediátrico e nutricional. Todos os serviços são voluntários e na maioria oferecidos pelos próprios moradores de São Conrado.